DIÁLOGOS DA GEOGRAFIA COM A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES DOCENTES E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

Gildênia Lima Monteiro, Andrea Lourdes Monteiro Scabello

Resumo


Resumo: Refletir sobre a questão ambiental na sociedade atual requer da humanidade a aquisição de novas posturas, mudanças de percepção e comportamento, nesse sentido, a Educação Ambiental Formal assume esse papel de transformar os ambientes escolares. A Geografia por sua vez, é uma disciplina escolar que, ao estudar a relação sociedade e natureza, insere práticas de Educação Ambiental em suas atividades. As práticas de Educação Ambiental devem ser trabalhadas de forma contínua e permanente no cotidiano escolar, em especial nas aulas de Geografia. Contudo, o objetivo geral deste estudo é investigar como a Educação Ambiental é trabalhada pelos docentes de Geografia no Ensino Fundamental anos finais no contexto escolar em Teresina-PI. O estudo de caso em questão caracteriza-se por sua abordagem qualitativa realizada através de entrevistas com os professores de Geografia de uma escola pública da cidade de Teresina-PI. Como resultados evidenciou-se que a Educação Ambiental nas aulas de Geografia ocorre de forma pontual, descontínua e sem metodologias específicas. Diante dos resultados obtidos foi montado um guia com estratégias para utilização da Educação Ambiental no cotidiano escolar, em especial no Ensino de Geografia.


Palavras-chave


Geografia. Educação Ambiental. Docentes. Estratégias.

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DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v13i1.14253

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Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

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