IMPACTOS DECORRENTES DA PANDEMIA DO COVID-19: CENÁRIO DAS FEIRAS LIVRES DE BOA VISTA, RORAIMA, BRASIL

Edna Coêlho de Souza, Márcia Teixeira Falcão, Robson Oliveira de Souza, Sandra Kariny Saldanha de Oliveira

Resumo


A pandemia da Síndrome Respiratória Aguda Grave causada pelo coronavírus Sars-Cov-2, responsável pela COVID-19 teve seu início no mercado de Wuhan, na província de Hubei, na República Popular da China, esse mercado comercializava frutos do mar, e também animais silvestres, que eram vendidos vivos ou abatidos no local. A pandemia, causou medidas restritivas, protocolos de higiene pessoal e de ambientes, necessidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) utilizadas antes apenas por profissionais de saúde e posteriormente por cidadãos comuns. O presente artigo tem como objetivo demonstrar de que maneira os impactos da ocorrência da pandemia da COVID-19 causou nas atividades comerciais dos feirantes nas três feiras livres da cidade de Boa Vista, Roraima. A metodologia utilizada foi qualitativa e exploratória, configurando como um estudo de caso, foram realizadas entrevistas online através do Google Forms que foi encaminhado via e-mail e redes sociais para os participantes da pesquisa, pois no momento as recomendações do governo federal eram a de não ter contato direto entre as pessoas. Os resultados demonstram que a pandemia do COVID-19 trouxe diversos prejuízos, dentre eles, financeiros, afetando a renda familiar, e inserção de medidas restritivas promoveram um conjunto de fatores e soluções criativas individuais e das políticas públicas, objetivando sanar o impacto da crise econômica provocado pela pandemia da COVID-19.

Palavras-chave


Pandemia; COVID-19; Feira livre; Boa Vista-RR

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v13i1.14479

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2