RISCOS NATURAIS, AMBIENTAIS E OS CONTEÚDOS SIMILARES PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Lucas Luan Giarola, Maria Clara Franco Sousa, Carla Juscélia de Oliveira Souza

Resumo


O trabalho discute os resultados alcançados em pesquisa que teve o objetivo de verificar se a temática riscos ambientais e/ou naturais está presente nas coleções de livros didáticos (LDs) adotadas para o 9º ano de três escolas públicas do município de São João del Rei - Minas Gerais. Em caso afirmativo, objetivou analisar a partir de quais abordagens a discussão acontece. A investigação, de natureza qualitativa e documental, fundamentou-se na técnica e metodologia da Análise de Conteúdo. O procedimento técnico compreendeu a leitura inicial dos textos em busca de palavras-chave (risco, perigo, desastre, vulnerabilidade, processos naturais, antrópicos etc.) que contemplam o tema pesquisado. Em seguida, os textos identificados por meio das palavras-chave foram organizados em blocos/conteúdos e, posteriormente, analisados conforme seus significados, contextos e conteúdos associados, por meio de um roteiro de análise. O roteiro foi fundamentado na proposta de Clemente (2018), que classificou três categorias para as abordagens presentes nos LDs analisados em sua pesquisa de mestrado: ‘Natureza’, ‘Meio Ambiente’ e ‘Educação e Risco’. Neste trabalho, foram identificados e analisados 05 blocos/conteúdos, classificados na categoria ‘Meio Ambiente’. Essa categoria considera abordagens relacionadas à degradação ambiental e as ações antrópicas como potencializadoras da formação de áreas de risco. A ‘Educação para o risco’, na perspectiva da prevenção, não é contemplada nas coleções de livros analisados. Outro fato observado foi a superficialidade da abordagem dos componentes físico-naturais no âmbito da discussão ambiental, presente nos blocos/conteúdo analisados. Os blocos analisados, por abordarem temas relacionados à questão ambiental e a relação entre processos naturais e sociais, possuem potencial para serem explorados pelo professor na perspectiva dos riscos socioambientais, desde que ele os desenvolva.


Palavras-chave


Risco Ambiental. Vulnerabilidade. Educação Geográfica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v13i1.14482

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2