GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA DO TURISMO SUSTENTÁVEL: A APA DO DELTA DO PARNAÍBA.

Wellington Romão Oliveira, Edson Vicente da Silva

Resumo


A APA do Delta do Parnaíba é uma unidade de conservação (UC) federal, que possui uma porção marítima e outra continental, englobando os municípios de Barroquinha e Chaval, no estado do Ceará; Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande, no Piauí; e de Araioses, Água Doce, Tutóia e Paulino Neves, no estado do Maranhão. As APAs são áreas geralmente extensas, com um elevado grau de ocupação humana apresentando atributos bióticos, abióticos, estéticos e culturais importantes ao bem estar da população. Nesse contexto, faz-se necessário analisar as atividades turísticas na APA do Delta do Parnaíba, um ambiente protegido que sofre diversas intervenções a partir do turismo. A maior parte das UCs do Brasil não possui um plano de manejo, instrumento de gestão e planejamento onde são definidas as diretrizes, medidas e intervenções dentro das mesmas. Os planos de manejo, além de direcionar a manutenção e preservação existentes na área, devem garantir também a proteção dos recursos naturais que são usados pelas populações tradicionais, além de viabilizar a inclusão social e a Educação Ambiental nesses espaços.


Palavras-chave


Educação Ambiental; Turismo; Delta do Parnaíba; Sustentabilidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v5i2.4510

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2