CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLOGICA DA BACIA HIDROGRAFICA DO RIO SÃO NICOLAU-PI

Cristiane Maria Cordeiro Santiago, Marta Celina Linhares Sales, Edson Vicente da Silva

Resumo


A bacia hidrográfica do rio São Nicolau –BHSN, localizada na região centro-norte do Piauí, ocupa uma área de 5.389,8 km2 e possui grande potencial para o agronegócio e outras atividades, estando em fase de desenvolvimento econômico. O objetivo do trabalho é realizar a caracterização geomorfológica da bacia hidrográfica do rio São Nicolau com o intuito de compreender a dinâmica ambiental dessa região de domínio semiárido. Para isso, foram realizados levantamentos bibliográficos, usos de geotecnologias e técnicas de georreferenciamento, além de visitas de campo e registros fotográfico. A compartimentação geomorfológica apresentou seis feições. O perfil topográfico segue no sentido L-W onde se observa uma altitude altimétrica de 700m. A declividade favorece a atividade agrícola e uso de máquinas agrícolas. A erosão hídrica também não é frequente o que permite a realização de um manejo sem que sejam necessários intensas práticas de conservação do solo e altos custos de investimentos para a atividade agropecuária.


Palavras-chave


Bacia hidrográfica; Geotecnologia; Geomorfologia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v6i2.6473

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2