OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS COMO FERRAMENTA NA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

Michell Francisco Coelho, Rosana Marques de sousa Pimentel

Resumo


Essa pesquisa tem como objeto de estudo os Sistemas de Informações Geográficas (SIG). Esta foi analisada no âmbito da prática dos professores de Geografia da Universidade Estadual do Piauí, situada em Teresina/PI. Assim, o objetivo geral da pesquisa é analisar como os Sistemas de Informações Geográficas (SIG) são aplicados no processo ensino/aprendizagem dos conteúdos curriculares do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí. Para atender a este objetivo foram elencados os seguintes objetivos específicos: Verificar, na literatura, os aportes teóricos que apresentam as contribuições dos SIG na construção do ensino superior de Geografia; Conhecer a representação que os professores de Geografia têm sobre os SIG e como fazem relações com a disciplina específica que ministram, além de identificar as dificuldades encontradas por eles ao aplicar os SIG no ensino superior de Geografia. Empreendemos uma discussão teórica fundamentada em autores como: Awadallak (2008), Di Maio (2004), Fitz (2005), Miranda (2005), Sampaio (2011), Vesentini (2007), entre outros. Foi utilizado como instrumento de pesquisa uma entrevista estruturada com o objetivo de colher subsídios junto aos professores de Geografia, interlocutores dessa pesquisa. Ao se apropriar das informações produzida pelos sujeitos da pesquisa, verificou-se que os professores de Geografia do ensino superior encontram dificuldades para inserir os SIG em sua prática docente devido a diversas especificidades oriundas de recursos materiais e infraestrutura, bem como dos aspectos relacionados ao currículo que não apresentam elementos e/ou aportes envolvendo os SIG. Através da pesquisa foi possível ainda conhecer a representação dos professores sobre os SIG, sua formação acadêmica e principalmente os desafios enfrentados por esses sujeitos, apresentados conforme as particularidades do curso de Licenciatura Plena em Geografia.


Palavras-chave


SIG;Ensino Superior;Geografia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v9i1.9327

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2