CARACTERÍSTICAS SOCIOAMBIENTAIS EM AMBIENTE DE OCUPAÇÕES IRREGULARES NA CIDADE DE COLÍDER, MATO GROSSO

Judite de Azevedo do Carmo, Alfredo Zenén Domínguez González, Juberto Babilônia de Sousa

Resumo


O espaço urbano na atualidade apresenta situações de ameaças ao meio natural e à população aí residente, surgindo a necessidade de implementação de políticas públicas que visem melhorias nas condições de vida na cidade.  Com esta linha de pensamento este texto tem como objetivo apresentar os resultados do projeto de pesquisa realizado no âmbito da Universidade do Estado de Mato Grosso que procurou fazer o levantamento das características físicas, socioeconômicas, habitacionais e ambientais da Área de Preservação Permanente do córrego Jaracatiá em Colíder, no Mato Grosso. Além disso, o texto também tem a pretensão de demonstrar a vulnerabilidade socioambiental presente na ocupação a partir da análise dessas características. Para tanto realizou a pesquisa bibliográfica para revisitar os Trabalhos de Conclusão de Curso, dissertação de mestrado e artigos publicados em periódicos que versam sobre a temática e a área de estudo; a pesquisa documental na CPRM- Serviço Geológico do Brasil; na JGP- Consultoria e Participações Ltda, e na SEPLAN - Secretaria de estado do planejamento e coordenação geral e no projeto RADAMBRASIL. Procedeu-se a análise de perfis do solo seguindo o sistema brasileiro de análise de solo e a carta de munsell em pontos da APP em foco. Para a identificação da vulnerabilidade socioambiental empreendeu-se a síntese das características levantadas, incorporando três componentes: ambiental, socioeconômica e a infraestrutura urbana. Por meio desses procedimentos foi possível inferir que a área estudada se caracteriza como de vulnerabilidade ambiental e que a sua ocupação evidencia a possibilidade de ocorrer um agravante tanto ambiental quanto social, especialmente por se tratar de ocupação inadequada e por população também vulnerável, portanto entende que se consolidou em Colíder uma área de vulnerabilidade socioambiental e que cabe ao poder público municipal intervir de forma a reduzir os riscos à população residente e ao meio ambiente.


Palavras-chave


expansão urbana. riscos. degradação ambiental. vulnerabilidade.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i3.9363

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2