PANTANAL MATO-GROSSENSE: ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DA APICULTURA E SEU AVANÇO EM SEIS MUNICÍPIOS NA BAIXADA CUIABANA

Loana Longo, Carla Galbiati, Celia Alves Souza

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo realizar um diagnóstico socioeconômico e verificar o uso da terra em seis municípios da Baixada Cuiabana com ênfase na produção apícola entre 1970 e 2010. Para o estudo usou-se dados secundários da SEPLAN e IBGE, no período de 1970 a 2010, referentes aos municípios de Barão de Melgaço, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Santo Antônio do Leverger e Várzea  Grande e entrevista com apicultores foram realizadas em 2012. Para identificar o uso da terra foi realizado pesquisa no censo agropecuário de 2006. A apicultura nos seis municípios apresentou produção a partir do ano de 2003. Os municípios estudados possuem recurso apícola devido à presença de vegetação no entorno dos apiários, pastagens e vegetação das margens de rio. Quanto ao uso da terra as tendências mais recentes de desenvolvimento e substituição das atividades tradicionais pela pecuária com o uso de pastagens nativas e artificiais isso não influenciou na produção apícola. A expansão da apicultura ainda favorece a conservação da biodiversidade da vegetação nativa existente no Pantanal, sem a necessidade de desmatamento e o uso de áreas antrópica com pastagem.


Palavras-chave


Apis mellifera,. Aspectos Socioeconômico. Baixada Cuiabana. Produção de mel. Agricultura.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i3.9381

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2