ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DA RESTRIÇÃO AO TRÂNSITO DE VEÍCULOS MOTORIZADOS NA ÁREA CENTRAL DE CÁCERES-MT

Vanda Aparecida Souza Lima, Evaldo Ferreira

Resumo


Medidas de restrição ao trânsito de veículos automotores são, em geral, aplicadas em áreas centrais dos grandes centros urbanos. Cáceres é uma cidade de porte médio, bicentenária, com alta taxa de motorização e com ruas estreitas na área central, o que acarreta em uma série de problemáticas relacionadas à questão da mobilidade.  O objetivo da presente pesquisa é analisar os impactos que podem ser causados com a implementação de medidas de restrição ao trânsito de veículos motorizados na área central de Cáceres-MT. A metodologia utilizada foi a partir de uma abordagem qualitativa, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e trabalho de campo. Enquanto procedimentos metodológicos fora feita a contagem do número de estabelecimentos comerciais e residenciais e verificou-se a quantidade de pessoas que circulam pela área central para se realizar o dimensionamento da amostra. Foi elaborado o questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas. A aplicação dos questionários foi realizada em duas etapas, uma com os comerciantes, funcionários e residentes da área central e outra com os transeuntes. Efetuou-se a medição da largura e comprimento das vias propostas para transformação em área de pedestrianização, além de quantificar e fotografar as ruas, prédios históricos, estacionamentos e demais estabelecimentos e mobiliários urbanos localizados na área proposta. Delimitou-se a área de estudo e aplicou-se questionário junto à 239 pessoas que residem, trabalham ou transitam pela área central da cidade. Também foram realizadas entrevistas com três profissionais autônomos que exercem atividades em uma das vias que já é fechada à circulação de veículos motorizados, diariamente, das 16h à meia noite. Os resultados mostram que 58,81% dos entrevistados são favoráveis à transformação das vias selecionadas em calçadão e esta implantação é uma forma de manter a cultura, o patrimônio histórico e revitalizar a área, trazendo um novo valor social a sua função.

 



Palavras-chave


Mobilidade urbana. Pedestrianização. Patrimônio histórico. Áreas centrais

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i3.9403

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2