A PRODUÇÃO DO ESPAÇO DA PEQUENA CIDADE DE NOVA PALMA, RS, BRASIL

Vanessa Manfio

Resumo


A produção do espaço urbano tornou-se interesse dos pesquisadores geográficos, pois reflete a relação homem e meio, a condição humana através da sua produção cotidiana que gera produção e reprodução do espaço. Pensando nisso, este artigo busca discutir sobre a produção do espaço urbano, para analisar a realidade a cerca da cidade de Nova Palma no Rio Grande do Sul, a fim de tecer contribuições para Geografia Urbana e para estudos envolvendo a pequena cidade novapalmense. Para isto utilizou a abordagem descritiva e os recursos de trabalho de campo, revisão de literatura, coleta de dados. Entre os autores que serviram para o embasamento teórico destacam-se: Henri Lefebvre, Milton Santos, Roberto Lobato Corrêa e Ana Fani A. Carlos. O trabalho demonstrou que a cidade em análise se produz e reproduz como meio contribuinte do campo, primeiramente com atividades comerciais ligadas ao rural e mais recentemente pela construção civil e outras atividades que tem se destacado neste espaço em constante transformação.


Palavras-chave


Produção do espaço. Pequena Cidade. Nova Palma - RS. Geografia. Condição Humana.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.26694/equador.v8i3.9449

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI)

ISSN 2317-3491

A Revista está atualmente indexada às seguintes bases de dados: LATINDEX, DIADORIM, IBICT/SEER, SUMÁRIOS.ORG, PERIÓDICO CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, GENAMICS JOURNAL SEEK.

A REVISTA EQUADOR faz uso do DOI (Digital Object Identifier), através da associação com o CrossRef

Qualis/CAPES A2