FORMAÇÃO DOCENTE E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS: NUANCES DA CONTEXTUALIZAÇÃO EM VALENÇA DO PIAUÍ

Aurilúcia Almondes

Resumo


As políticas de formação docente estão passando por diversas transformações, que vão desde a ampliação da quantidade de cursos de formação inicial e continuada até a diversificação das temáticas e das abordagens teórico-metodológicas privilegiadas nos processos formativos. Surge, nesse cenário, a necessidade de se discutirem as práticas pedagógicas desenvolvidas no Centro de Educação de Tempo Integral Maria Antonieta (CETIMA). É a partir dessa necessidade que o presente estudo traz a discussão dos materiais didáticos utilizados na escola a fim de adequá-los aos princípios político-metodológicos que norteiam a proposta da educação contextualizada. Elegeu-se, como objetivo: conhecer a formação dos professores, tendo em vista os subsídios utilizados para a formação voltada para a contextualização com o Semiárido e para a utilização de materiais didáticos contextualizados. Teve ainda este estudo, como procedimento metodológico, uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, tendo como instrumento de produção de dados um questionário aberto aplicado aos professores atuantes no CETIMA. Os resultados da pesquisa evidenciam que os professores entrevistados apresentam um certo conhecimento acerca da educação contextualizada, demonstrando interesse por materiais contextualizados. Observa-se, entretanto, a necessidade de mais estudos sobre a temática e um maior envolvimento da comunidade escolar com a educação contextualizada.


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ISSN 2317-2754