Educação e formação pluralizada em psicologia: relato de uma experiência

Marcia Muller Garcez

Resumo


O presente trabalho descreve a experiência de um estágio realizado em uma universidade pública, com objetivo de ressaltar seus efeitos tanto no nível educacional e de formação para os alunos, quanto no nível de conteúdos e direções tomadas pela experiência. Trata-se de um estágio pluralizado, demarcado por três Eixos na Psicologia Clínica: ‘Educação, Saúde Mental e Reabilitação’. Problematizamos a formação fragmentada em Psicologia, apostando em diálogos e articulações com a vivência e experiência em um estágio curricular pluralizado, essencial para a formação educacional e profissional do aluno.  Privilegiamos a abordagem psicanalítica, de orientação lacaniana, em discussão com as diversas práticas que possam também contribuir para a modificação da concepção de uma atuação engessada da psicanálise. Levantamos como questão a prática clínica, fora do modelo standard, ou para além do consultório, se apresentando em meio aos problemas sociais, institucionais e coletivos, colocando-nos a pergunta sobre os efeitos de sua intervenção em diferentes contextos e na formação do aluno enquanto experimentador do estágio pluralizado. Acreditamos que a psicanálise tomada pelo viés social tende a contribuir para um uso mais eficaz e concernente com a sociedade atual, resvalando consequentemente para a própria atuação nos atendimentos individuais em settings analíticos.


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ISSN 2317-2754