MAKETING VERDE E COMPRA DOS CONSUMIDORES: ESTUDO DE CASO MÚLTIPLO EM SUPERMERCADOS

Antonia Claudia dos Santos Costa, Henrique César Melo Ribeiro, Antônia Amanda Alves Pereira Moreira

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo compreender o envolvimento do marketing verde na escolha de compra dos consumidores. Para tanto foi realizada uma pesquisa qualitativa em três supermercados locais. Os procedimentos utilizados para coleta de dados foi o método da entrevista semiestruturada e da observação indireta, não participante. E como método de análise de dados, foi utilizado o estudo de caso múltiplo. Constatou-se que o consumo de produtos sustentáveis está, aos poucos, se tornando uma realidade, mas a relação existente entre consumidores e produtos sustentáveis ainda deixa a desejar, pois as práticas de compras dos consumidores são mais voltadas a produtos básicos. O marketing verde é considerado importante, mas as ações desenvolvidas para essa temática não são realizadas para atrair a atenção dos consumidores. Busca-se com a execução desse trabalho aumentar as fontes relativas ao tema de marketing verde, expondo as escolhas tomadas por consumidores além de enfatizar a importância do produto verde para a sustentabilidade ambiental. A realização dessa pesquisa trouxe como contribuições constatar que a temática ambiental é vista pelos entrevistados como um tema importante e apesar de uma pequena quantidade consumir esses produtos, as pessoas acreditam que o consumo desses produtos é bom para todos, além de contribuir com o meio ambiente.

Palavras-chave


Sustentabilidade; Marketing Verde; Consumidores; Produtos Sustentáveis.

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DOI: https://doi.org/10.26694/2358.1735.2019.v6ed18156

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