Comentários do leitor

Origem Da Banana O Bem Das Frutas

por LeticiaBeira-Mar Maldonado (2018-09-26)


Origem Da Banana O Bem Das Frutas

Tipo eu faço a vitamina de banana com Nescau+açúcar+leite. Sempre que estamos precisando perder uns quilinhos recorremos a um consumo mais frequente de frutas no nosso dia a dia. Ou também substituímos alguns alimentos mais calóricos por frutas para mantermos uma alimentação mais saudável. Há outros que não conseguem passar dia em sem consumir uma fruta. As frutas são fartas aqui no Brasil devido ao clima propenso ao cultivo de vários tipos e espécies. Mas será que todas as frutas possuem baixas calorias e ajudam mesmo a emagrecer? Por exemplo, sabemos que abacate possui muitas calorias e seu consumo em excesso pode até fazer a pessoa engordar. E a famosa banana, fruta tão comum no nosso país? Será que seu consumo está liberado sem restrições? A banana engorda ou não? Podemos comer quando estamos de dieta? Tire suas dúvidas e saiba a verdade agora.

Praticamente todos os alimentos estão liberados, mas é claro que não se deve consumir os doces e as frituras, dando preferência às frutas. É uma fruta proibida em muitas dietas por se considerar pesada, devido à sua grande quantidade de hidratos de carbono (aproximadamente 23 g). Mas não tem por que engordar, se a ingerir em quantidades adequadas.

Desenvolvida por Hitoshi Watanabe, um especialista em medicina preventiva em Tóquio, ela caiu na boca do povo. Literalmente. Nunca se vendeu tanta banana por lá como no último verão, época do ano em que normalmente a melancia, entre outras frutas mais apropriadas para sucos refrescantes, é a mais consumida.

Estudos apontam, ainda, que a banana verde garante bom desenvolvimento da flora intestinal, garantindo um bom funcionamento desse importante órgão. Isso resulta em maior regularidade nas evacuações, mas também em outros aspectos. Como é no intestino que são produzidas muitas das células que atuam na defesa do organismo, há também um ganho na imunidade.

Em uma visão diferente, as pessoas às vezes parecem considerar consumo de banana um fator de risco para a constipação, enquanto outros estudos indicam que bananas podem realmente ter um efeito oposto, pelo menos em algumas pessoas. Em conclusão, consumo de banana não parece ter quaisquer efeitos adversos graves, pelo menos não quando consumido com moderação.

Comenta também sobre Engenho Priapú que se transformou em usina a vapor desde a segunda metade do século XIX e integrava, junto com Engenho Félix Independente, um complexo industrial açucareiro. Ela ressalta dizendo que Engenho Priapú foi à penúltima usina a fechar na região sul de Sergipe, e, constatou também que nos últimos dez anos, sob a propriedade da família, as terras destinaram-se à criação de gado. Loureiro termina dizendo que após a desapropriação do Priapú, a casa grande ficou abandonada e foi aos poucos sendo destruída por pessoas sem-terra que estavam reaproveitando de seu material para assentamento rural vizinho, destruindo com ela, a memória de um lugar que, no passado, abrigou a atividade açucareira.

A torrada é outra enganação, pois ela é pão, então tome cuidado com ela também. Não precisa cortá-la do seu regime, é só pensar antes de ingerir grandes quantidades, pois uma torrada light, tem 35 calorias, sendo que uma fatia de pão integral light, tem 50 calorias.

Em uma panela, faça um refogado com óleo, cebola e alho. Em seguida, acrescente as cascas de bananas picadas e refogue até que fiquem macias. Acrescente a banana farinha de mandioca e a farinha de milho, mexendo até que comece a ficar dourada. Acrescente os ovos cozidos picados e cheiro-verde picado, misture bem.

Existem evidências suficientes para acreditar que a farinha de banana verde emagrece mesmo. Não é recomendável esperar milagres, mas sem dúvida é possível obter resultados impressionantes se consumo for acompanhado de uma dieta balanceada e de atividade física regular.

Em geral, os sais minerais aparecem em maior quantidade no fruto ainda verde, sendo os principais potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio, apresentando ainda ferro, manganês, iodo, cobre, alumínio e zinco. As principais vitaminas presentes na banana são as vitaminas A, C e complexo B (B1, B2 e niacina). As principais proteínas presentes são a albumina e a globulina, porém em pequenas quantidades e em relação aos aminoácidos predominam a asparagina, glutamina e histidina.

A banana pode ser consumida in natura, além de ser empregada na fabricação de pratos, tortas, doces, sorvetes, etc. A fruta é consumida em larga escala nos Estados Unidos e Europa. A Índia é a maior produtora de bananas do mundo, seguida pelo Brasil, China, Equador, Filipinas, Indonésia, Costa Rica e México.