GEOGRAFIA E PROPAGANDA: POSSIBILIDADES E GEOPRÁTICAS
Resumo
Sabe-se que o espaço geográfico é modificado, constantemente, pela ação humana. Analisá-lo, significa tecer diferentes percepções acerca das contradições presentes no mundo globalizado. Ao se pensar o cotidiano, percebe-se a “urgência” em se refletir sobre a prática pedagógica, e nos diferentes níveis de ensino. Visto essas considerações, o presente artigo tem como objetivo suscitar o debate entre geografia e propaganda, visto ser um diálogo possível, e socializar a oficina intitulada: “Geografia e propaganda: um diálogo possível” que foi desenvolvida sob a proposta de utilização da propaganda nas aulas de geografia, na Educação Básica, a partir de atividades experienciadas em sala aula. A mesma foi apresentada no IV Simpósio de Ensino de Geografia, realizado na Universidade de Federal do Piauí-UFPI, em dezembro de 2019. A oficina visou destacar a utilização da propaganda como recurso didático não convencional, a partir de dois aspectos: como intermédio do conteúdo no processo de ensino aprendizagem, e como metodologia alternativa, visto seu potencial apresentado para o debate geográfico. Na descrição da oficina encaminham-se sugestões do uso da propaganda como como proposta metodológica para as aulas de geografia.
Palavras-chave: Educação Básica. Recurso didático não convencional. Propaganda. Geografia.
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