O USO DO ROLE PLAYING GAME (RPG) NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Gilvan Aragão Cavalcante Junior, Raimundo Jucier Sousa de Assis

Resumo


A atualidade do ensino de geografia demanda mais planejamento, mediações e criatividade em sala de aula. Assim como outras disciplinas da educação básica, existem na geografia as possibilidades de se aprender conteúdos a partir de formas distintas de se ensinar, com metodologias mais criativas e não convencionais que contemplem a realidade em que os alunos estão inseridos socialmente e a capacidade de interpretação dessa realidade. Diante do exposto, este texto propõe refletir sobre a inserção e o uso do Role Playing Game (RPG), que é um jogo de interpretação de personagens, sobre a temática do meio ambiente e da educação ambiental, na questão do consumo e da produção de lixo, propiciando novas formas de abordar conteúdos presentes na geografia escolar. Em termos metodológicos, além do levantamento bibliográfico sobre a formação de professores, métodos de ensino e as metodologias não convencionais, temos como experiência empírica a realização, em 2019, de uma atividade no 9º ano, em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Teresina, no estado do Piauí. A escolha da temática ambiental foi orientada e casada com o currículo escolar e auxiliada pelos conteúdos do livro didático “Araribá Plus Geografia”, de Cesar Brumini. Em suma, o uso do RPG permitiu trabalhar processos importantes, como a produção industrial excessiva, a obsolescência programada, o consumismo, a produção de lixo e os produtos recicláveis, como parte de um processo global, que ocorre de formas distintas entre países desenvolvidos e emergentes, que se constitui e influi em parcelas da vida cotidiana local dos alunos.

Palavras-chaves: formação; métodos; recursos; Role Playing Game.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília: MEC; Secre-taria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 25 abr. 2021.

BRASIL. Lei n° 9.795/99, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação am-biental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras provi-dências. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Presidência da República, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/l9795.htm. Acesso em: 25 abr. 2021.

CASTELLAR, S. M. V. Raciocínio geográfico e a teoria do reconhecimento na formação do professor de geografia. Signos Geográficos, Boletim NEPEG de Ensino de Geografia, Goiânia, v. 1, p. 1-20, 2019. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/signos/article/view/59197. Acesso em: 25 abr. 2021

CAVALCANTE, J. 1 fotografia color. digital. Teresina, 2019.

CAVALCANTI, L. S. O ensino de geografia na escola. Campinas: Papirus, 2012.

CUTLER, B. Reinos de Ferro RPG. Tradução: Gilvan Gouvêa. Porto Alegre: Jam-bô, 2014.

FELDMANN, F. (org.). Tratados e organizações ambientais em matéria de meio ambiente. 2. ed. São Paulo: SMA, 1997 (Série Entendendo o Meio Ambi-ente, v.1).

GUIMARÃES, R. C.; ROSA, O. Ensinando geografia de forma lúdica através do mapa em quebra-cabeça. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 15, n. 49, p. 70–79, 2004.

LACOSTE, Y. A Geografia - Isso Serve, em Primeiro Lugar Para Fazer Guerra. Tradução Maria Cecília França. Campinas: Papirus, 1998.

MENDES, L. S. “Por amor a docência! ”: representações sociais partilhadas en-tre discente da licenciatura em Geografia. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Fe-deral do Piauí, Teresina, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpi.br/xmlui/handle/123456789/2354. Acesso em: 25 abr. 2021.

SILVA, C. B. O uso da aventura solo (RPG) na formação de professores com foco na avaliação da aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado em Edu-cação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

SILVA, C. R. M. Oficinas Pedagógicas na educação geográfica: integração entre saber e fazer. In: ENCONTRO DE ENSINO DE GEOGRAFIA, MOSTRA DE ESTÁGIOS E DE PESQUISAS - Formação de Professores de Geografia: Ensino, Interdisciplinaridade e Formação Docente, 13., 2016, Londrina. Anais [...]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2016.

SILVA, J. S. e Construindo ferramentas para o ensino de Geografia. Teresina: Edusp, 2011.

SOUSA NETO, M. F. Aula de geografia e algumas crônicas. 2. ed. Campina Grande: Bagagem, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Gilvan Aragão Cavalcante Junior



ISSN: 1677-8049 (Impresso)

ISSN: 2763-9819 (Online)

 Revista Científica o Direito Pensa