O SMARTPHONE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA ESCOLAR

Antonio Balduino Nunes Júnior, Josélia Saraiva e Silva

Resumo


Nas últimas décadas a humanidade tem acompanhado uma rápida evolução da tecnologia de comunicação digital, impulsionada pela maior acessibilidade da internet e popularização dos smartphones. O objetivo deste estudo foi analisar as possibilidades do uso pedagógico do smartphone no ensino de Geografia escolar. Tem-se como objetivos específicos: a) identificar aplicativos de smartphone que possibilite seu uso como recurso didático nas aulas de Geografia; b) conhecer procedimentos para o uso pedagógico do smartphone no ensino de Geografia. Para balizar este estudo realizou-se busca bibliográfica por trabalhos que envolvesse o uso do smartphone no ensino de Geografia. Utilizou-se como fonte a plataforma do Google Acadêmico. O uso dos smartphones no ensino de Geografia com um correto direcionamento pedagógico se mostra como forte aliado no processo de aprendizagem, possibilitando aos estudantes identificarem a presença do conhecimento geográfico em objetos concretos e, também, expressarem seus pensamentos de modo dinâmico e compartilhado com todos da sua turma.

Palavras-chave: ensino de Geografia; recurso didático; smartphone

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