REFLEXÕES SOBRE A CLAREZA DA LINGUAGEM E A CONCEPÇÃO DA GEOMORFOLOGIA NO LIVRO DIDÁTICO DE SENE E MOREIRA (2018) 7º ANO

Alda Cristina de Ananias, Cláudia Maria Sabóia de Aquino

Resumo


 Em se tratando de Geografia Escolar, o livro didático surge como um material de extrema relevância que tem como objetivo facilitar a relação de ensino e aprendizagem. Considerando a importância deste material de ensino, qual seja o livro didático de Geografia usado como base para ministrar aulas desta disciplina, o presente trabalho, tem como objetivos: i) analisar a concepção de Geomorfologia na obra didática de Sene e Moreira (2018) intitulada “Geografia Geral e do Brasil” do 7º ano do ensino fundamental II; e ainda ii) verificar a clareza da linguagem geomorfológica na referida obra. Empregou-se na pesquisa o método qualitativo/descritivo. A escassez de estudos que tratem do ensino de Geomorfologia nos livros didáticos justifica a pesquisa. A análise permitiu inferir que a linguagem empregada na obra está adaptada e adequada à idade dos leitores e que apenas pontualmente os aspectos relacionados ao relevo encontram-se articulados à sociedade, predominando a percepção do relevo como recurso para os seres humanos, como objeto de apropriação do homem em atendimento as suas necessidades.

Palavras-chave: ensino de geomorfologia; livro didático; Análise de Conteúdo.


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