AULA DE CAMPO NO ENTENDIMENTO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO: VIVÊNCIAS DO CETI GOVERNADOR FREITAS NETO, TERESINA, PIAUÍ

Marcondes e Silva Sousa, Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque

Resumo


O objetivo desse estudo é discutir a importância da atividade extraclasse (aula de campo) na compreensão do espaço geográfico, tendo como público-alvo os alunos do 1º ano do ensino médio do CETI Governador Freitas Neto, Teresina-PI. Esse trabalho foi estruturado de forma que se obtivessem bons resultados, ao partir da perspectiva do pré-campo, campo e pós-campo. No pré-campo apresentou-se os objetivos da atividade, a duração, percurso e o que se observar. A etapa de campo foi realizada no bairro onde a escola se localiza e nas áreas adjacentes. O pós-campo contemplou a apresentação dos resultados pelos alunos, por meio da apresentação de seminários. Pode-se concluir a importância da aula de campo no processo de ensino-aprendizagem, pois torna mais fácil o aluno assimilar o conteúdo trabalhado em sala de aula com a sua realidade, ou seja, materializar no espaço geográfico (prática) os conceitos (teoria) que são abordados na escola.

Palavras-chave: Aula de Campo. Espaço Geográfico. Ensino-Aprendizagem


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