Estudo das potenciais interações de medicamentos sujeitos a controle especial em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município de Teresina-Pi.

Ione Cristina Meneses Evangelista, Izabela Borges de Carvalho, Joselma Sousa Lacerda, Carla Solange De Melo Escórcio Dourado, Marcleyane Barra dos Santos, Isabel Karine Silva Carvalho Costa, Maria das Graças Freire de Medeiros

Resumo


Interações medicamentosas são alterações nos efeitos de um medicamento em razão da ingestão simultânea de outro medicamento ou do consumo de determinado alimento. Embora em alguns casos os efeitos de medicamentos combinados sejam benéficos, em outros frequentemente podem ser indesejáveis e/ou prejudiciais. Objetivos: avaliar interações medicamentosas potenciais através da análise de prescrições de medicamentos sujeitos a controle especial em um Centro de Atenção Psicossocial no município de Teresina-Pi. Material e Métodos: a coleta de dados foi realizada a partir da notificação de receita (n=433), nos meses de abril e maio de 2014. As potenciais interações medicamentosas e o grau de severidade das mesmas foram classificados utilizando a base de dados Micromedex® e o grau de severidade classificado em: grave, moderado e leve. Resultados: apenas 26,6% (n=115) das notificações apresentaram um único fármaco prescrito, ao passo que as associações medicamentosas foram encontradas em 73,4% (n=318), as quais variaram de 2 a 7 medicamentos diferentes. Conclusão: foi constatada a presença de um grande número de associações medicamentosas, fato este que deve ser levado em consideração no ato da prescrição médica,sob pena de submeter os pacientes a possíveis resultados negativos associados ao uso irracional de medicamentos.


Palavras-chave


Psicotrópicos; farmacoepidemiologia; notificação de receita

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.