Modificação molecular incremental: análise de parâmetros físico-químicos, farmacocinéticos e toxicológicos in sílico de fármacos inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRSs)

Randerson da Conceição dos Santos, Isabela César Daniel, Deyna Francélia Andrade Próspero, Charllyton Luis Sena da Costa

Resumo


A modificação molecular incremental permite ao desenvolvedor criar novas estruturas farmacológicas à partir de um composto químico já conhecido e geralmente com emprego na terapêutica, com o objetivo de aumentar a sua aplicabilidade como droga. Os fármacos Inibidores Seletivos da Receptação de Serotonina (ISRSs) são fármacos de primeira escolha para a maioria dos transtornos depressivos. A inovação incremental é portanto indispensável para a indústria farmacêutica e para a sociedade, uma vez que seus benefícios resultam na criação de terapias de ponta que melhoram a qualidade de vida do paciente. O presente estudo teve por objetivo comparar as propriedades físico-químicas, farmacocinéticas e toxicológicas dos fármacos ISRSs e de seus análogos desenvolvidos in sílico. Para a coleta de dados utilizou-se os softwares ACD/ChemSketch Freeware, Marvin Sketch 5.0.9, PreADMET 2.0 e o OSIRIS Property Explorer. À partir da utilização dos softwares, observou-se portanto que os protótipos apresentaram resultados semelhantes aos de seus análogos com a verificação das propriedades físico-químicas e farmacocinéticas, distinguindo-se apenas nos testes toxicológicos a exceção da molécula RCS5. Portanto, observa-se que desenvolvimento incremental apresentou resultado satisfatório, sendo necessários estudos como o docking molecular e uma proposta para a rota de síntese dos fármacos desenvolvidos para a conclusão do estudo.

Palavras-chave


Inovação; Moléculas; Comparação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.