A PARÓDIA PÓS-MODERNA: UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO FEMININA NOS CONTOS “OS SAPATINHOS VERMELHOS” NAS VERSÕES DE ANDERSEN E CAIO FERNANDO ABREU

Livia Maria Rosa Soares, Vilmaria Chaves Nogueira, Ismael Arruda Nazário da Silva

Resumo


Este trabalho pretende apresentar uma análise comparativa sobre a representação feminina nos contos “Os sapatinhos vermelhos” de Hans Cristian Andersen e o conto homônimo de Caio Fernando Abreu. Verificaremos como os contos, publicados em diferentes épocas, representam e problematizam a condição da mulher frente a conflitos e interdições impostas socialmente. Buscaremos analisar como a narrativa de Caio Fernando Abreu ironiza o discurso clássico a partir de uma estrutura paródica, o que permite uma distância crítica da obra original ao mesmo tempo em que se aproxima dela. Investigaremos também a atualização do fantástico na pós-modernidade, especialmente ao representar a fragmentação do sujeito, identidades marcadas pelo duplo, o esmaecimento dos afetos entre outras questões do cenário contemporâneo.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A revista Ininga, fundada em 2014, é uma publicação do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Na última avaliação da Capes, referente ao quadriênio 2013-2016, obtivemos Qualis B5. No momento, preenchemos todos os requisitos para obtenção do Qualis B2.