A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CONCEBIDA COMO UM DIREITO: REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS

Mercedes Molina Galarza

Resumo


O trabalho faz parte do campo de estudos relacionados à educação de jovens e adultos. Propõe-se analisar as representações e práticas de um grupo de professores em torno do ensino médio como um direito, em Mendoza, Argentina. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo qualitativo, com base em um grupo focal, no qual professores da área de ciências sociais da modalidade de jovens e adultos participaram.

Entre os principais resultados, destacam-se uma série de categorias emergentes do grupo focal que se referem ao ensino médio como um direito: a presença dos alunos na escola como um desafio político-pedagógico; a necessidade de fornecer conhecimento útil para a vida; a existência de uma “distância social” entre professores e alunos como cenário para a construção de projetos de vida; a necessidade de estar "preparados para que as coisas não corram" no caso dos professores; a criação de condições para o ensino e a aprendizagem; finalmente, a questão da integração da comunidade educacional.

Os resultados fazem parte de uma investigação maior, que investiga as experiências escolares dos alunos; as representações dos professores e a existência de tradições político-pedagógicas críticas na educação de Mendoza.




DOI: https://doi.org/10.26694/les.v0i47.12105

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Linguagens, Educação e Sociedade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

BASES E INDEXADORES
 
 
       
 
 
   
 
 
       
 
 
      
 
Licença Creative Commons