PROCESSOS TECNOLÓGICOS, EDUCAÇÃO E ARTE: REFLEXÕES SOBRE A CRIAÇÃO COM ENFOQUE PARA A EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Resumo
O estudo aqui apresentado tem como proposta refletir sobre a criação com enfoque para a articulação entre Processos Tecnológicos, Educação e Arte. Como parte da pesquisa de contextualização conceitual, base epistemológica que estamos desenvolvendo, discutimos a docência priorizando o saber emergente, desenvolvido no entrelaçamento entre ensino-pesquisa-extensão, essencial para enfatizar a questão de que a produção de sentidos-conhecimentos é recorrente dos processos de vida. Assim, este estudo tem como objetivo apresentar reflexões sobre o percurso dos sujeitos e sobre o potencial de criatividade destes, tendo em vista que é no percurso que acontece a criação de conhecimentos e de obras de arte e a própria composição do currículo sempre em processos criativos. Sendo que essas criações, seja na EJA – Educação de Jovens e Adultos, seja no ensino regular, constituem-se continuamente a partir das relações histórico-social, possuem caráter contextual, local, emergente, acontecimental e relacional. E, por isso mesmo, essas criações também provêm da relação do sujeito com suas experiências, com sua historicidade, com sua dinâmica interna e com a própria dinâmica do viver. A proposta deste estudo, todavia, evidencia que o ser humano em si mesmo teckné, se desenvolve num contexto de diálogo, transformação e criação, no qual cada um tem a possibilidade de experienciar, criar e ao mesmo tempo ampliar potencialidades geradas nas relações.
Palavras-chave: Docência. Arte. Processos Tecnológicos. Educação de Jovens e Adultos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/5872
Apontamentos
Direitos autorais
![](/index.php/lingedusoc/manager/setup/revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/Redib_01___def1.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/01__def5.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/diadorim__def2.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/bbe__def3.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/LATINDEX__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/EDUBASE___DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/GOOGLE__DEF2.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/SUMARIOS__ORG.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/LIVRE__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/IBICT__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/CAPSSSSS_DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/Redib_01___def3.jpg)