APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE DE DOCENTES UNIVERSITÁRIOS INICIANTES
Resumo
Com o presente artigo pretende-se refletir sobre a aprendizagem da docência e constituição da profissionalidade de professores universitários iniciantes a partir de pesquisa realizada numa Universidade pública na Bahia, trazendo dados produzidos no ano de 2015. Optou-se por uma abordagem qualitativa de pesquisa, a qual se apoia sobre o método autobiográfico das histórias de vida trazendo à tona o recorte de ateliês biográficos de projetos (JOSSO, 2008; DELORY-MOMBERGER, 2006, 2008; PINEAU, 2003). Os resultados alcançados nesta etapa dos ateliês biográficos foram descritos e analisados à luz da técnica de análise temática (BARDIN, 1977) e os dados foram analisados a partir de dois eixos categoriais: 1) como os professores referem a construção de sua profissionalidade e 2) como os professores referem seus saberes didático-pedagógicos. A análise dos dados permitiu constatar a lacuna didático-pedagógica referida pelos docentes universitários iniciantes em suas formações, o que incide sobre a profissionalidade desses sujeitos. Lacuna essa que reverbera também em suas práticas pedagógicas. Constatou-se também que a aprendizagem da docência ocorre, sobretudo, no processo de socialização profissional. Verificou-se, ainda, nesta pesquisa elementos das três dimensões da temporalidade (passado, presente e futuro) nos processos formativos dos docentes e que os projetos de cada um desses professores em início de carreira têm relação com a vida pessoal e continuidade na carreira profissional docente.
Palavras-chave: Profissionalidade docente. Aprendizagem da docência. Ateliês biográficos. Profissionalização. Saberes didático-pedagógicos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Linguagens, Educação e Sociedade
![](/index.php/lingedusoc/manager/setup/revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/Redib_01___def1.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/01__def5.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/diadorim__def2.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/bbe__def3.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/LATINDEX__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/EDUBASE___DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/GOOGLE__DEF2.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/SUMARIOS__ORG.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/LIVRE__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/IBICT__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/CAPSSSSS_DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/Redib_01___def3.jpg)