DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APONTAMENTOS DE UM PROFESSOR
Resumo
A pedagogia histórico-crítica caminha para quase quatro décadas de existência e mesmo assim encontra barreiras, obstáculos e dificuldades para se estabelecer como uma abordagem filosófica que incida diretamente sobre a prática pedagógica na educação básica. Nesse sentido, a proposta deste texto é apresentar uma reflexão que parte da história pessoal do autor, enquanto processo inicial de formação em licenciatura em ciências na década de 1990, e sua relação nesse momento com perspectiva histórico-crítica e que avança até o presente momento, após vinte anos, enquanto professor de ciências em escolas da rede pública estadual e como formador de professores em cursos superiores de licenciatura. A partir da problematização aspectos de sua formação e conflitos existentes na sua prática pedagógica enquanto docente de ciências e formador de professores, o texto apresenta alguns desafios a serem transpostos e que poderão colaborar para a efetiva inserção dos fundamentos da pedagogia/didática histórico-crítica na prática do professor. Dentre eles destacam-se: o senso comum ou o conhecimento que o aluno possui e tomando como ponto de partida para a prática pedagógica; a necessidade do professor buscar, por meio da pesquisa, alternativas quanto à instrumentalização do ensino; a compreensão efetiva dos fundamentos da pedagogia/didática histórico-crítica; a ressignificação do processo de avaliação da aprendizagem e; a construção de um currículo que articule as diversas dimensões do conhecimento visando a construir uma visão de totalidade da realidade.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7963
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2018 Linguagens, Educação e Sociedade
![](/index.php/lingedusoc/manager/setup/revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/Redib_01___def1.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/01__def5.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/diadorim__def2.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/bbe__def3.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/LATINDEX__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/EDUBASE___DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/GOOGLE__DEF2.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/SUMARIOS__ORG.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/LIVRE__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/IBICT__DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/CAPSSSSS_DEF.jpg)
![](http://revistas.ufpi.br/public/site/images/rles/Redib_01___def3.jpg)