Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2020 Linguagens, Educação e Sociedade

Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.












Fernanda Josirene de Melo Ferreira
Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade de Alagoas (2008) e mestra em Modelagem Computacional de Conhecimento na linha de pesquisa de Educação, pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Possui diversos artigos publicados de âmbito local, regional, nacional e internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem colaborativa, educação a distância, mapas conceituais e fórum de discussão. Atualmente é aluna do Doutorado em Educação da UFAL, na linha de pesquisa de Tecnologias da Infomação e Cmunicação (TIC) na Educação, pertencente ao grupo de Pesquisa TICFORPROD - TIC na Formação de Professores Presencial e a Distância Online.
Cleide Jane de Sá Araújo Costa
Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Doutora em Educação (Université de Provence Aix-Marseille I, 2002) e em Linguística (UFAL, 2002), mestre em psicologia (Université de Provence Aix-Marseille I, 1996), Bacharel em Administração (UFPB, 1989), licenciada em Psicologia (UEPB, 1990). Atualmente é professor Associado I do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas, atuando no Programa Modelagem Computacional do Conhecimento (IC) e Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, na linha de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (PPGE). Coordena e orienta pesquisa. Possui publicações nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Educação a Distância e Tecnologia da Informação e Comunicação na educação, com ênfase nos seguintes temas: Interação online, Avaliação da aprendizagem online, tutoria, concepção e elaboração de material didático, gestão, formação do professor.
Fernando Silvio Cavalcante Pimentel
Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura). Foi professor da Educação Básica em escolas particulares, tutor no programa de formação continuada da Secretaria de Educação a Distância (MEC), professor tutor 1 na Universidade Tiradentes e professor no Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, jogos digitais na educação, gamificação, metodologias ativas, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL. Integrante do banco de avaliadores institucionais do INEP, atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e líder do Grupo de Pesquisas Comunidades Virtuais - Ufal.