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Direitos autorais 2020 Linguagens, Educação e Sociedade
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Maria Julia Carvalho de Melo
https://orcid.org/0000-0001-9125-4142
Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA)
Brasil
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Mestre em Educação Contemporânea (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste, vinculada à linha de pesquisa intitulada Formação de Professores e Processos de Ensino Aprendizagem. Membro do Grupo de Pesquisa Discursos e Práticas Educacionais, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco - UFPE / CAA, membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professor e Profissionalização Docente, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco - UFPE / Campus Recife, membro do Grupo de Pesquisa CAFTe (Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas), vinculado à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP. Doutora em Educação (2019) pela Universidade Federal de Pernambuco, vinculada à linha de pesquisa Formação de Professores e Prática Pedagógica, tendo realizado doutorado sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Portugal, sob orientação da professora Carlinda Leite. Está atualmente vinculada a dois projetos de pesquisa, produzidos na rede CAFTe, sobre políticas de formação e práticas curriculares e avaliativas, representando o Brasil em uma parceria internacional entre pesquisadores de Portugal, Angola, Moçambique e Brasil. Foi professora da educação básica no município de Brejo da Madre de Deus - Pernambuco - Brasil, e professora substituta da UFPE Campus Recife.
Lucinalva Andrade Ataide de Almeida
https://orcid.org/0000-0002-3577-1716
Universidade Federal de Pernambuco - Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA)
Concluiu o doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2008, tendo também realizado doutorado sanduíche pela Universidade do Porto. Atualmente é Professora Associada II do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc), no qual atuou como vice coordenadora. É também docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação (PPGE) da mesma Universidade. Atualmente orienta uma bolsista em nível de pós-doutorado, 5 doutorandas, 3 mestrandas e 4 estudantes de Iniciação Científica com financiamento da FACEPE, CNPq e CAPES e PROPESQ; e já orientou 11 alunos a nível de mestrado e uma a nível de doutorado.