EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO: REVISÃO INTEGRATIVA

Luana Rodrigues da Silva, Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida, Guilherme Guarino de Moura Sá, Luana Kelle Batista Moura, Ellen Thallita Hill Araújo

Resumo


Objetivo: descrever evidências da produção científica sobre a educação em saúde como estratégia de prevenção do câncer do colo do útero, bem como os aspectos que podem interferir nessa prevenção. Método: Revisão integrativa, executada nas bases de dados SciELO, LILACS e BDENF, com os descritores: neoplasias uterinas, educação em saúde, enfermagem e saúde da família. A busca dos artigos foi realizada em dezembro/2016. Foram selecionados 12 artigos. Resultados: Os artigos foram publicados entre 2010-2016, com predominância da abordagem qualitativa e da Revista de Enfermagem da UERJ. A análise evidenciou aspectos que podem colaborar e interferir na prevenção do câncer do colo do útero, tendo como foco principal a educação em saúde. Conclusão: pesquisas podem contribuir para ampliar a visibilidade dos profissionais de saúde da atenção primária, especialmente enfermeiros, para promover educação em saúde que visem a prevenção do câncer do colo do útero.


Palavras-chave


Neoplasias uterinas, Educação em saúde, Enfermagem, Saúde da Família.

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DOI: https://doi.org/10.26694/repis.v3i4.6708

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