SEGURANÇA DO PACIENTE: EXPERIÊNCIA DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

Adelia Dalva da Silva Oliveira, Maria do Socorro Oliveira Guimaraes, Eronice Ribeiro de Morais, Francina Lopes Amorim Neta, Eduardo Cairo Oliveira Cordeiro

Resumo


Objetivo: relatar a experiência da elaboração e implantação do Plano de Segurança do Paciente no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Teresina, Piauí. Método: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina, Piauí. Resultados: O Plano de Segurança do Paciente foi elaborado e revisado pela equipe do Núcleo de Segurança do Paciente, aprovado pela Direção Geral e socializado entre os colaboradores do Samu. Contemplou três etapas: Gerenciamento de riscos clínicos e não clínicos e Gestão de riscos. Todos os membros da equipe do Samu foram capacitados por meio de apresentação de folder, contendo as metas do protocolo de segurança do paciente e orientações de como preencher o formulário de atendimento ao paciente. Conclusão: A implantação do Plano de Segurança do Paciente vem se mostrando importante para tornar o ambiente no Samu mais seguro para pacientes e colaboradores.

Descritores: Segurança do paciente. Samu. Enfermagem.


Palavras-chave


Segurança do paciente. Samu. Enfermagem.

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Referências


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DOI: https://doi.org/10.26694/repis.v4i0.6868

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