ENSINAR GRANDEZAS E MEDIDAS: UMA EXPERIÊNCIA COM O PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA DO SEMIÁRIDO BAIANO

Paulo Nascimento Silva, Américo Junior Nunes da Silva

Resumo


Este relato de experiência, construído a partir do desenvolvimento de um projeto de intervenção com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, parte da necessidade de propor um ensino de Matemática com significado para os estudantes e tem como objeto de conhecimento o ensino de grandezas e medidas. No desenvolvimento do projeto estabeleceram-se estratégias que possibilitaram as crianças compreenderem que a Matemática muito se relaciona com as suas práticas sociais. Para isso buscamos metodologias que priorizassem o uso de materiais cotidianos, como copos descartáveis, garrafas PET, fita métrica, alimentos da merenda escolar, dentre outros. Esses materiais foram importantes no mediar àaprendizagem dos alunos de uma maneira mais prazerosa, bem como produzindo significado para as suas vidas. Após a vivência da experiência destacamos que o trabalho contribuiu significativamente para a aprendizagem dos conteúdos envoltos a unidade temática de grandezas e medidas bem como para o nosso desenvolvimento profissional.

Palavras-chave


Grandezas e Medidas; Ensino de Matemática; Anos Iniciais; Projeto de Intervenção.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________