O ESTUDO DA CIDADE NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA SEMEC- TERESINA

Vanessa Tavares dos Santos, Mugiany Oliveira Brito Portela

Resumo


Este artigo tem por propósito o estudo da abordagem de conteúdos sobre a cidade nas Diretrizes Curriculares da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC) – Teresina/PI. Possui como objetivo geral analisar os conteúdos contidos nas Diretrizes Curriculares da SEMEC, para a modalidade de ensino fundamental, e como objetivos específicos conhecer o currículo oficial da SEMEC - Teresina voltado para o ensino de Geografia; identificar os conteúdos apresentados para a disciplina em questão, notadamente os que podem contribuir para o ensino da cidade em estudo. Foi adotada como metodologia a pesquisa na abordagem qualitativa, sendo de teor bibliográfico, a qual apoia-se, fundamentalmente, nas considerações de autores que pesquisam o tema cidade e o ensino de Geografia e em fontes como livros, artigos científicos, dissertações, teses, o documento curricular da SEMEC – Teresina, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e a Base Nacional Comum Curricular- BNCC. Para tanto, a pesquisa utilizou como principais referências teórico-metodológicas: Cavalcanti (1999, 2008, 2010), Callai (2005, 2015, 2017), Portela (2017, 2018), entre outros. Este trabalho é importante, pois, ao conhecer a cidade de sua experiência cotidiana, os alunos estarão mais aptos a aprender a geografia de outros lugares, estabelecendo uma relação escalar de análise. Através da realização deste trabalho, foi possível constatar a pouca referência do ensino sobre a cidade de Teresina no currículo de geografia, nas diretrizes da SEMEC. Destaca-se também que é de suma importância que o aluno conheça Teresina pela mediação do professor sobre esse tema, a fim de direcionar esse estudo nas escolas, bem como a necessidade de ser trabalhado em todo o ensino fundamental, como contextualização de diferentes conteúdos da Geografia Escolar.


Palavras-chave


Cidade; Geografia; Diretrizes Curriculares; Ensino Fundamental

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