ENSINO DE TEMPO INTEGRAL EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO COMO PONTE DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: TRAVESSIAS FORMATIVAS

Francisco Renato Lima, Cláudia Maria Pereira Dantas

Resumo


A Educação Integral no contexto das escolas da Educação Básica constitui, hoje, um dos meios pelos quais os estudantes exploram o seu universo, vivenciando experiências que promovem melhoria na qualidade do processo de ensino e aprendizagem, proporcionando aos jovens interações sociais significativas ao longo de sua formação. Nesse sentido, neste estudo, teve-se como objetivo, investigar as contribuições do Ensino Integral para o acesso ao Ensino Superior, identificando como alunos recém-egressos do Ensino Médio percebem a importância desse formato educativo para a sua inserção no Ensino Superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, construída pelo método bibliográfico, a partir de autores como: Antunes; Padilha (2010), Cavaliere (2010; 2014), Coelho (2009), Gadotti (2009), Guará (2006), Santos (1999), Teixeira (1994 [1957]; 1997 [1936]) e outros. E também, pesquisa de campo, realizada com três alunos que concluíram o Ensino Médio nessa modalidade de ensino em um Centro Estadual de Tempo Integral (CETI), vinculado à Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Piauí (SEDUC-PI). Os dados foram coletados a partir do questionário aberto, com cinco questões. A análise do corpus foi realizada pelo método de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Os resultados enfatizam que o ensino integral é essencial para a formação do sujeito, tornando-se um elo, uma ponte que pode contribuir para o acesso ao Ensino Superior, construindo assim, um importante momento de travessia em sua experiência formativa, no caminho da conquista da cidadania.


Palavras-chave


Ensino Integral; Ensino Médio; Ensino Superior; Cidadania.

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