PEDRO BALA, PIRULITO, SEM-PERNAS E DORA: A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS NO DISCURSO LITERÁRIO DE JORGE AMADO

Izabella Pimentel Franco

Resumo


Este trabalho consiste num recorte de pesquisa de Iniciação Científica realizada na UFPI, cujo objetivo é analisar a configuração do discurso literário na obra “Capitães da Areia”, de Jorge Amado. Desse modo, neste artigo busca-se desvelar as imagens construídas pelos personagens amadianos, Pedro Bala, Pirulito, Sem-Pernas e Dora, através da configuração do discurso literário na obra Capitães da areia, de Jorge Amado. Para tanto, apoia-se em postulados da Teoria Semiolinguística. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa que tem como corpus a obra já mencionada. Publicado em 1930, Capitães da areia retrata o cotidiano de um grupo de meninos de rua na periferia de Salvador. Os resultados obtidos revelam a projeção das seguintes imagens: Pedro Bala (líder e herói dos pobres); Pirulito (religioso); Sem-Pernas (perverso) e Dora (emancipada). Conclui-se que a Análise do Discurso propicia um estudo muito mais completo e abalizado dos fenômenos literários, permitindo-nos relacionar a linguagem a sua exterioridade, desvendando, assim os fenômenos ideológicos.


Palavras-chave


Semiolinguística; Discurso; Capitães da areia; ethos

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