POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: IMPACTOS E POSSIBILIDADES DO PNAIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE RIACHO DA CRUZ/RN

Revelucia de Paiva Freitas, Jássio Pereira de Medeiros

Resumo


A presente investigação foi desenvolvida com o objetivo de analisar os impactos e possibilidades que a formação oferecida pelo Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) tem proporcionado aos professores da educação básica no município de Riacho da Cruz/RN. Foram realizadas entrevistas estruturadas com cinco professores, um Coordenador Pedagógico, um Secretário da Educação e um Orientador de estudos, todos da Rede Municipal de Riacho da Cruz/RN. Os resultados identificaram que as formações foram um importante mecanismo de compartilhamento de saberes e de aprendizagem, estabelecendo-se uma rede de trocas de experiências, construção do conhecimento, impactando positivamente na confiança e a instrumentalização dos professores frente aos desafios associados à sua atuação no município em estudo.

Palavras-chave


Formação continuada. PNAIC. Educação Básica.

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