O ENSINO COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA: PROPOSTA DE OFICINA PEDAGÓGICA

Guilherme Cesar Cordeiro dos Santos, Pedro Henrique Carnevalli Fernandes

Resumo


É indispensável o entendimento do fenômeno da violência em totalidade de modo a entender como ela interfere na sociedade. No ambiente escolar não é diferente, ou seja, a violência na escola vem atingindo índices prejudiciais às pessoas e ao ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo analisar o fenômeno da violência e propor uma oficina pedagógica de modo a demonstrar o ensino como uma estratégia de enfrentamento desse movimento. Os procedimentos metodológicos para a realização deste artigo foram: levantamento e leitura de material bibliográfico acerca da violência e da violência na escola; elaboração de uma oficina pedagógica; e, por fim, elaboração da redação final do artigo. Os resultados sinalizam que a violência é uma realidade na sociedade brasileira, inclusive alcançando e repercutindo no ambiente escolar, por isso, é preciso políticas públicas de enfrentamento.


Palavras-chave


Geografia da Violência; Violência Escolar; Ensino;

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