ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO MUNICÍPIO DE SIMPLÍCIO MENDES – PIAUÍ

Ivan Santos Oliveira, Nataniela Hosana Pereira

Resumo


A pandemia da Covid-19 causou um grande impacto que levou ao fechamento de muitas escolas pelo mundo. Para que milhões de estudantes prosseguissem com o processo educativo, os ministérios, governos estaduais e municipais elaboraram portarias, decretos e resoluções que determinavam a substituição das aulas presenciais pela implantação do ensino remoto. Tendo em vista esse contexto, este artigo teve como objetivo compreender a percepção dos professores de ciências da natureza sobre o ensino remoto em tempos de pandemia no município de Simplício Mendes-PI. A metodologia empregada neste trabalho foi de natureza qualitativa e o instrumento para coleta de dados foi o questionário via Google Forms (aplicativo de gerenciamento de pesquisas quantitativo), que foi aplicado aos docentes que lecionam nas redes públicas estadual e municipal e na rede privada, na área de ciências da natureza nos anos finais da Educação Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os sujeitos da pesquisa foram 12 professores, os quais responderam o questionário aplicado no período de 05 a 16 de agosto de 2021. O questionário foi estruturado com 30 perguntas, algumas objetivas de múltipla escolha, estruturadas e semiestruturadas; e outras abertas para complementar as objetivas. Os resultados da pesquisa apresentaram questões como o desafio de trabalhar o ensino remoto, a frustração do não conhecimento e domínio pleno da ferramenta, a ampliação da carga horária de trabalho em busca de desenvolver novas  competências, a insatisfação do acesso ao ensino pelos alunos, os quais foram prejudicados, pois muitos não têm acesso à internet, a falta de acompanhamento familiar, dentre outros. A partir do questionário aplicado, também foi possível identificar os desafios e as estratégias que foram determinadas para evitar os obstáculos encontrados no processo de ensino e de aprendizagem.


Palavras-chave


ensino remoto; percepção dos professores; ensino de ciências

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