ENSINO DE EVOLUÇÃO: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA MODALIDADE REMOTA

Ana Amércia Lopes de Sousa, Marcones Ferreira Costa, Camila Campêlo de Sousa

Resumo


No ensino de Biologia, a utilização de experimentos e/ou aulas práticas são de suma importância nos processos de construção de conhecimento, possibilitando uma formação mais crítica e contextualizada. As áreas de Genética e Evolução estão entre as que os discentes relatam maior dificuldade de compreensão na disciplina de Biologia. Dificuldades que, no contexto da pandemia da doença causada pelo coronavírus 2019 (COVID-19), podem ter sido agravadas, em virtude de maiores empecilhos de realização de práticas interativas após a adoção da modalidade de ensino remoto como medida de prevenção contra o novo coronavírus. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento de aulas práticas de Evolução, que utilizassem materiais alternativos de baixo custo e facilmente encontrados, que possam ser adaptadas para a modalidade remota, visando assim contribuir com ferramentas úteis no ensino de Evolução para os professores da Educação Básica, principalmente no contexto do ensino remoto.


Palavras-chave


Aulas práticas; Didática. COVID-19; Ensino híbrido.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________