GEOGRAFANDO O LITORAL SUL CAPIXABA: ENCONTROS E EXPERIÊNCIAS DOS COTIDIANOS ESCOLARES COM A PESQUISA DE CAMPO
Resumo
A pesquisa proposta originou-se das inter-relações teórico-práticas engendradas no decorrer do Programa Residência Pedagógica e consubstanciou-se a partir da pesquisa de campo para o município de Guarapari-ES, litoral sul capixaba. Este estudo objetiva, por meio da pesquisa de campo, que os/as diversos agentes sociais, estudantes, professores, pedagogos e residentes, compreendam suas realidades, cartografem paisagens, expressem sentimentos, sensibilizem-se com o ambiente e exerçam a empatia e a cidadania. A partir disso, buscou-se desenvolver projetos que justifiquem o fortalecimento da educação prático-teórica e que conduzam o exercício de professorar de forma ativa, viabilizando a práxis no processo formativo. Tal investigação anela superar as adversidades presentes nos processos dialógicos educacionais, notadamente o distanciamento entre os conteúdos curriculares e as vivências e experiências dos agentes sociais. Metodologicamente, utilizou-se o método cartográfico e os estudos nos/dos cotidianos. Como bases teóricas foram utilizadas as pesquisas ambientais e as compreensões educacionais freirianas em hibridismo com as experimentações discentes. Considera-se que a práxis proposta foi enriquecedora para todos os agentes envolvidos, pois os facultou a novas práticas investigativas cotidianas, a uma educação dialógica e lhes sensibilizou para a constituição de outras espacialidades.
Palavras-chave
Pesquisa de Campo; Litoral Sul Capixaba; Cartografia
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