POTENCIALIDADES E DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE UMA ESCOLA DO CAMPO NA UNIDADE DE ENSINO FUNDAMENTAL RAIMUNDO NONATO DE SOUSA, NO POVOADO LUZIANA, MUNICÍPIO DE BACABAL-MA

Tiago de Oliveira Ferreira

Resumo


Resumo:

Este relato tem por objetivo identificar e analisar alguns potenciais e desafios que contribuem e dificultam, respectivamente, para a construção da identidade da Escola Raimundo Nonato de Sousa, no povoado Luziana, município de Bacabal/MA, como uma Escola do Campo. A partir de um conjunto de atividades realizadas – pesquisa documental (PPC), entrevistas semiestruturadas (Diagnóstico e Inventário), observação (apresentação do RP de forma presencial), considerando as especificidades do curso e do subprojeto (Educação do Campo), bem como a localização da escola na zona rural,  identificou-se que, muito embora a referida escola esteja situada em comunidade camponesa, ofertar as modalidades básicas de ensino, ser nomeada por um ex-sindicalista que lutou para sua construção enquanto militante da comunidade, ter, de certa forma, uma infraestrutura razoável, assim como alguns profissionais da própria comunidade e circunvizinhas, uma gestão possivelmente aberta ao novo, e, ainda que timidamente, alguns professores tentem relacionar certos conteúdos com os viveres dos educandos, a falta de contextualização dos conteúdos com o espaço de vivência destes sujeitos é evidente, assim como a negligência identitária por parte deles mesmo, quando na tentativa de expor para outrem sua realidade. Além disso, a maioria dos professores não possuem conhecimento na área de Educação do Campo, sua maioria são oriundos do espaço urbano, o que, às vezes, podem se sentir alheios à essa realidade, refletindo na oferta de conteúdos em caráter fragmentado e destituído de significado.

Palavras-chave: Educação do Campo; Escola do Campo; Organização do trabalho pedagógico; Projeto Pedagógico de Curso; Formação de professores.


Palavras-chave


Ensino; Formação de professores.

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