RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS: DESAFIOS DA REALIZAÇÃO DO ENSINO REMOTO

Amilton Pinheiro Melo, Glauceline Mesquita Almeida, Nayane Raquel de Oliveira Silva

Resumo


Este artigo tem como objetivo relatar alguns desafios enfrentados na realização da Residência Pedagógica(RP) no contexto pandêmico no qual o ensino tem se dado no modelo de aulas remotas. Ainda, dialoga com literaturas que versam sobre conceitos como: justiça curricular, educação antirracista, desigualdades educacionais no mundo digital, além de documentos que orientam para construção de uma educação intercultural e emancipatória. Utilizamos como método para a construção deste trabalho uma revisão de literatura sobre essas temáticas articuladas às descrições das atividades desenvolvidas à luz do subprojeto da RP da LIESAFRO-UFMA desenvolvido nos anos de 2020-2021. Conclui-se que a desigualdade educacional brasileira resulta em prejuízos irreversíveis para os educandos e a sociedade como um todo; O contexto pandêmico evidenciou de forma brutal essa desigualdade a acirrou por meio da exclusão. Percebemos também que esta inclusão é outro grande desafio para nosso sistema de ensino e que a mesma não se refere somente aos meios digitais como computador e internet, mas, sobremaneira, no tocante à interrelação dialética entre educação, tecnologia, desigualdades e exclusão culturais, fatores originados pelo racismo estrutural que marca nossa sociedade.

Palavras-chave


Residência Pedagógica; Ensino Remoto; Desigualdade Educacional

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