FORMANDO GUARDIÕES MIRINS: UMA ESTRATÉGIA EDUCATIVA DE PRESERVAÇÃO DAS SEMENTES CRIOULAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO NO SEMIÁRIDO PIAUIENSE

Juvani José de Carvalho, Samuel Borges Sousa Silva, Michelli Ferreira dos Santos

Resumo


Neste trabalho, objetivou-se sensibilizar e intervir na formação de alunos guardiões mirins, em uma escola do campo, que atende filhos de agricultores familiares, para reconhecer, resgatar e preservar as sementes crioulas. Foi desenvolvido e executado em uma Escola Municipal, em Massapê do Piauí, com alunos dos anos finais do ensino fundamental, atividades como: palestra, coletas de dados através de questionários, criação de um mini banco de sementes crioulas e uma feira de troca de sementes. Pode-se perceber que o resgate do saber tradicional é muito importante para os alunos e agricultores familiares, pois favorece na qualidade de vida e cria um vínculo entre a escola e o campo.

Palavras-chave


sementes; campo; guardiões.

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