ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DO DISCURSO PRESIDENCIAL ACERCA DA COVID-19: UM ESTUDO NAS CAPAS DA REVISTA ISTOÉ

Francisco Pereira da Silva Fontinele, Dayana Ferreira Xavier Cunha

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo analisar capas da revista IstoÉ à luz dos pressupostos teóricos da teoria semiolinguística proposta por Patrick Charaudeau (1983), com vista a observar como o eu-enunciador (revista) representa o discurso negacionista, acerca da pandemia de coronavírus, construído pelo presidente da República. A imprensa brasileira/mídia tem constantemente suscitado discussões envolvendo a conduta do presidente quanto ao contexto de pandemia de coronavírus na sociedade brasileira, o que possibilita a reflexão do leitor diante dos discursos produzidos envolvendo a imagem do poder presidencial. Sobre as disposições metodológicas, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa com abordagem exploratória e descritiva de capas da revista IstoÉ. A escolha por esse corpus se deve ao fato de representar em suas edições elementos discursivos que requerem a interação do leitor com vista a compreender a construção de discursos na sociedade. Após o levantamento teórico e análise do corpus, constatamos que as capas da revista retratam em tom de críticas o discurso negativo do presidente da república quanto ao combate à pandemia do novo coronavírus. Assim, concluímos que as capas analisadas constroem para a sociedade brasileira o discurso negativo da imagem do presidente Bolsonaro, responsabilizando-o e apontando diretamente duras críticas, sobretudo resgatando para a composição da capa as declarações do próprio presidente, o que chama a atenção do público leitor ao transparecer um discurso que requer reflexão sobre os acontecimentos elencados nas capas para a atual conjuntura política.


Palavras-chave


capa de revista; Discurso; Negacionismo

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