PAPEL DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE PENSAM OS ALUNOS DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA / UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Cleânia de Sales Silva, Adriana Loiola do Nascimento

Resumo


RESUMO

A disciplina Psicologia da Educação, por fornecer conhecimentos e explicações sobre os processos humanos de desenvolvimento e aprendizagem indispensáveis na prática docente, é imprescindível na formação de professores. Contudo, há posturas que defendem a redução da carga horária e / ou a retirada da disciplina do currículo das licenciaturas mantidas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Presencial da Universidade Federal do Piauí (PARFOR / UFPI), no caso dos cursos de 2a Licenciatura. Diante desta questão, analisa-se o que pensam os alunos dos cursos a respeito do tema, com o objetivo de subsidiar, de modo crítico e fundamentado, o debate sobre a função da disciplina na formação docente e sua inserção na grade curricular das licenciaturas. A pesquisa, desenvolvida com 178 (72,6%) do total dos alunos, conta como procedimentos metodológicos, a técnica de associação livre de palavras (palavra indutora: “psicologia da educação”) e a técnica de questionário. Dentre os teóricos que fundamentam a discussão, estão Azzi e Sadalla (2002); Coll (1996); Silva (2009); e Zanellla (2004). Os resultados revelam que os alunos do PARFOR / UFPI avaliam a disciplina cursada como importante, necessária e proveitosa, com conteúdos atualizados e fundamentais na formação docente, independentemente de já terem (ou não) outra licenciatura e, portanto, terem estudado a disciplina anteriormente. Em função da avaliação, manifestam-se desfavoráveis à retirada da disciplina da grade curricular dos cursos e argumentam a favor de maior carga horária para a disciplina, face à contribuição efetiva para a prática docente.

Palavras-chave: Psicologia da Educação. Formação docente. Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica Presencial. PARFOR.

ABSTRACT

The discipline Psychology of Education, by providing knowledge and explanations about the human processes of development and learning essentials in teaching practice, becomes an essential subject in teacher education. However , there are positions that advocate reducing the workload and / or withdrawal of the mentioned discipline from the undergraduate curriculum maintained by the National Plan for Training of Teachers of Basic Education / Federal University of Piauí (PARFOR / UFPI), in the case of 2nd degree courses. Faced with this question, the study analyzes what the students think of the maintenance and / or changes of the discipline Psychology of Education, with the objective of deciding about the future of the discipline in teacher education / and its place in the undergraduate curriculum. The research conducted among 178 (72.6 %) of the total students used as methodological procedures the technique of free association of words (inducing expression – Educational Psychology ) and the technical questionnaire. The theoretical discussion is based in some recognized experts, such as Azzi e Sadalla (2002); Coll (1996); Silva (2009); e Zanellla (2004). The results show that students from PARFOR / UFPI evaluate the discipline Psychology of Education as very important, necessary and profitable, with updated and fundamental contents useful for the teacher education, whether they have already got a degree or they had already studied the subject. So, the majority of the interviewed are against to the withdrawal of the discipline because it can contribute effectively to the teaching practice.

Keywords: Educational Psychology. National Plan for Training of Teachers of Basic Education. PARFOR.


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