INTERDISCIPLINARIDADE NA CONTEMPORANEIDADE E NA EDUCAÇÃO
Resumo
A interdisciplinaridade assume tendência crescente diante das relações cada vez mais estreitas entre os campos do saber e a constante apropriação de elementos de outras áreas visando explicar fatos e fenômenos. Tais interações resultam de diferentes fatores. Entre eles, o avanço da ciência e tecnologia. Ao tempo em que a compartimentação da C&T solidifica-se, a industrialização se expande e a especialização se impõe. A preocupação com questões pontuais, decorrente da especialização, contribui para que os profissionais releguem a visão macrossocial e privilegiem o entendimento dos fatos sociais sob uma ótica limitada. Objetiva-se, mediante estudo bibliográfico, analisar a concepção de interdisciplinaridade e de termos próximos, além de sua evolução na contemporaneidade. Acentua-se a relevância da interdisciplinaridade para os educadores, a quem compete adotar visão conjuntural visando privilegiar a influência mútua entre os campos de conhecimento e os olhares diferenciados do alunado.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Especialização. Formação docente. Multidisciplinaridade. Pluridisciplinaridade. Transdisciplinaridade.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Especialização. Formação docente. Multidisciplinaridade. Pluridisciplinaridade. Transdisciplinaridade.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
__________________________________________________________________