ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: REALIDADE E PERSPECTIVAS NO CONTEXTO DA CONTEMPORANEIDADE

Ivana Maria Lopes de Melo Ibiapina

Resumo


Os seguintes questionamentos orientam o desenvolvimento deste artigo: é possível aliar ensino e pesquisa? Os professores valorizam as práticas de formação que tornam possível a referida articulação? Até que ponto o desenvolvimento de práticas de formação subjacentes ao ensino e à pesquisa contribuem para a profissionalidade docente? Que práticas seriam mais pertinentes para incrementar o ensino articulado à pesquisa? O referencial utilizado para discutir as questões foi composto com base em Barreto (2009); Carr e Kemmis (1988); Castanho (2001); Ibiapina (2010, 2011); Schon (2000); Wanderley (1992); Zeichner (2002), entre outros estudiosos. Os posicionamentos teóricos e práticos discutidos se movimentam em duas direções. A primeira denota as contradições, os conflitos de viver a e na docência. A segunda pontua as possibilidades de desenvolvimento da profissionalidade docente e as condições materiais para a realização de formações que articulem ensino e pesquisa. Recomendamos atenção especial para as políticas públicas de formação de professores, para que seja possível implantar projetos formativos colaborativos, críticos e criativos, capazes de atender às demandas reais dos professores em articular ensino e pesquisa na profissionalidade docente.


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