PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ: TRAJETÓRIA, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Maria da Glória Duarte Ferro

Resumo


Apresentam-se aspectos gerais e contextuais da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, contextualizando o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no tocante aos cursos de formação inicial. Propõe-se a recuperar o histórico das ações desenvolvidas para a implantação do PARFOR, utilizando-se dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), documentos oficiais disponibilizados no sítio do Ministério da Educação (MEC) e legislação vigente. Destacam-se alguns resultados e desafios presentes na execução do Programa, contextualizando o PARFOR no âmbito da Universidade Federal do Piauí (UFPI), enfatizando-se a necessidade de promover análise mais detalhada da implementação do Plano, observando a conjuntura local e global.

Palavras-chave: Política educacional. Formação de professores. Educação Básica. Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. PARFOR.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________