ENSINO DE GEOGRAFIA PARA O DEFICIENTE AUDITIVO: ESTUDO DE CASO DA UNIDADE ESCOLAR MATIAS OLÍMPIO DE TERESINA – PIAUÍ

Elayne Cristina Rocha Dias, Mugiany Brito Portela, Bartira Araújo da Silva Viana

Resumo


Analisam-se como as estratégias dos professores de geografia são compatíveis com o processo de inclusão do aluno surdo na Unidade Escolar Matias Olímpio. A pesquisa objetiva identificar a disposição e a utilização dos recursos didáticos disponíveis na instituição, como também investigar os métodos de ensino e a formação continuada de professores a partir da observação de estratégias adotadas para o ensino da disciplina para os alunos surdos. Nessa perspectiva, o estudo busca informações sobre a caracterização e as mudanças estruturais da escola; qualificação dos docentes em geografia para adequar as estratégias de ensino com as políticas públicas relacionadas à inclusão. No embasamento teórico, recorre-se a diversos teóricos, como Campbell (2009); Cardoso (2003); Castrogiovanni (2000); Moura (2000); e Passini e Passini e Malysz (2010), além de documentos legislativos pertinentes à visão inclusiva. Dentre os resultados, constata-se o emprego de poucas estratégias e poucos recursos pelos professores de geografia. No entanto, há busca para a adequação dos suportes legais com relação à incorporação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), como também a inclusão da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) como disciplina curricular e a oferta de cursos na área como forma de capacitar os professores da escola. Busca-se, ainda, a contratação de um intérprete para obtenção de uma educação de abordagem bilíngue no ensino regular.

Palavras-chave: Geografia. Inclusão. Ensino. Surdos.


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