A IMPRENSA PERIÓDICA EDUCACIONAL: ESTUDO SOBRE TEMAS PREDOMINANTES DA REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO

Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro, César Augusto Castro

Resumo


Estudo da Imprensa Periódica em Educação no Brasil. Considera a importância do processo de comunicação na atividade científica para o progresso da ciência, no compartilhamento de informação entre pesquisadores. Entende que a imprensa periódica educacional, representada por jornais, boletins, revistas, entre outros, é um instrumento de pesquisa, fonte importante de informação para a compreensão do pensamento pedagógico. A partir deste reconhecimento, essa pesquisa tem como objetivo analisar, no contexto da comunicação científica, os artigos publicados na Revista Brasileira de Educação visando apreender os temas debatidos pelos autores do referido periódico. Sob o ponto de vista metodológico a pesquisa de natureza descritiva faz uso da técnica da análise de conteúdo, que busca atribuir o(s) sentido(s) do texto com as categorias de análise estabelecidas no processo de investigação sem deixar de considerar a conexão universal dos mesmos A análise demonstrou que a Revista Brasileira de Educação, no período estudado, aborda diferentes temáticas destacando-se Nível em Educação, Política em Educação e Pesquisa em Educação perfazendo, as três, um total de 51,4% dos artigos publicados. Conclui-se que manifesta-se nos artigos publicados o interesse comum dos pesquisadores conhecerem mais sobre suas práticas pedagógicas, ou seja, buscando na afirmação científica seus caminhos de afirmação econômica, política e cultural.

Palavras-chave: Imprensa Periódica. Educação. Brasil.


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