O SHOPPING ESTAÇÃO GOIÂNIA: PROPOSTAS DE ESTUDO DO CONSUMO DO ESPAÇO URBANO

Cláudia do Carmo Rosa, Mugiany Oliveira Brito Portela

Resumo


O presente trabalho propõe-se a identificar possibilidades de estudar conteúdos geográficos a partir das cidades e do entendimento do que é cidadania, utilizando como mecanismo o trabalho de campo. Para a realização desse trabalho, elegeu-se o Shopping Estação Goiânia, localizado na Avenida Goiás Norte, centro da capital de Goiás. A escolha justifica-se por ser um shopping de formato e design diferenciados, devido à localização próxima a áreas de intenso fluxo de pessoas e, por ser o único de Goiânia que tem um hotel agregado ao seu espaço. Para tanto, o trabalho de campo teve como objetivo geral: conhecer os tipos de consumo do espaço do Shopping Estação Goiânia. E, como objetivos específicos: apresentar as características e as dinâmicas espaciais do Shopping Estação Goiânia; analisar se há um consumo do espaço que promova a cidadania; e desenvolver algumas propostas para o estudo de Geografia a partir das observações no Shopping. Nesse sentido, o texto apresenta as características e dinâmicas espaciais do Shopping Estação Goiânia. Em seguida, promove uma discussão indagando se o consumo do espaço é cidadão e, posteriormente, busca-se promover propostas para o estudo de Geografia a partir do shopping. Portanto, considera-se que a cidade tornou-se palco espetacular onde acontece a cena da vida humana. Mesmo sendo um espaço de contradição, fragmentado e articulado, permite a formação para a cidadania, independente de o indivíduo consumir o espaço da periferia, do centro, dos shoppings centers ou outros lugares. Todavia, por meio do ensino de Geografia, acredita-se que os alunos podem ter a formação de uma cidadania democrática, crítica e participativa a partir do estudo e vivência na cidade.

Palavras-chave: Goiânia. Cidade. Consumo. Shopping. Ensino.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


__________________________________________________________________